Secretaria de Promoção Social entrega Escola Profissionalizante de Itabuna e abre inscrições

Prefeito Augusto Castro entrega Escola Profissionalizante de Itabuna – Fotos Pedro Augusto.

Um misto de emoção, gratidão e expectativa tomou conta do centro da cidade no final da tarde de quinta-feira, dia 4, durante a solenidade de entrega da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro. A unidade foi requalificada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e vai oferecer 485 vagas, distribuídas em 10 cursos profissionalizantes.
A Escola Profissionalizante esteve fechada nos últimos dois anos, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Toda a estrutura do imóvel e redes hidráulica e elétrica que estavam comprometidas oferecendo risco foram reformadas. De acordo com informações, a última manutenção ocorreu há 15 anos, com o aporte financeiro dos próprios alunos para realização da pintura.
“A Escola Profissionalizante é um equipamento importante do município que estava totalmente deteriorada, precisando de uma intervenção urgente, pois representava riscos para colaboradores, os alunos. Por isso, a necessidade dessa requalificação antes da reabertura das portas para a comunidade, porque temos uma responsabilidade com a população”, comentou a secretária, Andrea Castro, que estava feliz com a entrega da unidade profissionalizante da SEMPS.
Durante o ato de entrega, o prefeito Augusto Castro lembrou a importância social da escola para a cidade. “É mais um importante equipamento que entregamos nestes 112 anos de festejos da emancipação de Itabuna que vai formar profissionais com a capacidade de empreender, de gerar sua própria renda e ser capacitado para o mercado de trabalho”, disse.
Presente à solenidade, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSC), Joana Angélica Guimarães Luz, afirmou que a instituição de ensino superior deseja ser parceira da Prefeitura em projetos que visem oferecer cursos profissionalizantes. Sua fala foi uma resposta ao prefeito Augusto Castro que disse do seu desejo de capacitação da mão de obra para os investimentos que estão chegando no sul da Bahia.
A Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro vai oferecer os cursos de Artesanato, Arte Culinária, Bordado à Mão, Cabeleireiro, Corte e Costura, Crochê, Estética, Manicure, Pintura e Informática, nos turnos matutino e vespertino para os residentes em Itabuna. As inscrições serão gratuitas e realizadas a partir do dia 8 até o dia 19 de agosto, de acordo com um calendário.
Para fazer a inscrição é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e o número do NIS. A SEMPS vai destinar 50% das vagas disponibilizadas para pessoas que são beneficiárias de programas sociais do governo e com cadastro ativo no NIS. Para este público, a administração do prefeito Augusto Castro também vai oferecer todo o material necessário ao curso. Também participaram da solenidade, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e servidores públicos.

CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES

08 e 09/08 – Confirmação das matrículas de 2020
10/08 – Artesanato e Bordado
11/08 – Corte e costura
12/08 – Pintura e Manicure
15/08 – Cabeleireiro
16/08 – Estética e Crochê
17/08 – Informática
18/08 – Arte culinária
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

05.08.2022
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: