Médico faz alerta sobre varíola dos macacos após flagrar infectado no metrô

Foto: Reprodução / Twitter

Um médico registrou um homem com lesões comuns ao quadro de infecção pela varíola dos macacos no metrô de Madrid, na Espanha, e fez um alerta nas redes sociais sobre os riscos da disseminação da doença.
Segundo o relato, postado no sábado (30) no Twitter, que já soma 40 mil curtidas, o flagra ocorreu às 6h20 do último dia 15, quando o homem entrou no vagão a partir da estação de Legazpi.
"Quantas pessoas ele pode deixar doentes? Não faço ideia", afirmou Arturo Henriques. "Agora eu vou no metrô tentando me equilibrar, sem tocar em nada, e muito menos me sentar".
Ele fez uma sequência de postagens. Nela, o profissional explica que, a princípio, não ia postar nada sobre o caso, mas depois de refletir, achou melhor explicar a história por trás daquela imagem, registrada durante o "auge do contágio" no país.
"O ??homem entra no metrô. Completamente crivado de ferimentos da cabeça aos pés, incluindo as mãos. Eu vejo a situação e também vejo as pessoas ao meu redor como se nada estivesse acontecendo. Aproximei-me do homem com prudência e questionei o que ele estava fazendo no metrô se ele tinha V [varíola] dos macacos. A resposta dele: sim. Eu tenho isso, mas minha médica não me disse que eu tinha que ficar em casa. Basta usar uma máscara", contou.
De acordo com Arturo, o portador das lesões disse foi alertado por ele sobre o perigo que ele representava aos demais: "Digo a ele que as lesões que ele tem pelo corpo são as mais contagiosas. Que eu sou médico e que possivelmente ele não entendeu todas as indicações de sua médica de família".
Após a abordagem, o passageiro procurou um lugar para se sentar. "Cheguei ao meu destino e parei de discutir", concluiu o médico, afirmando que comentou sobre a situação com outra passageira e ela disse não estar preocupada pois "não era gay".
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: