MEC segue lista tríplice e nomeia o economista Paulo Miguez para reitoria da UFBA

Por Bruno Leite

Foto: Reprodução / Edgard Digital

O Ministério da Educação (MEC) nomeou, na sexta-feira (12), o professor e economista Paulo Cezar Miguez de Oliveira para o cargo de reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O decreto que formaliza a passagem da cadeira foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Atual vice-reitor da instituição, Miguez assume o posto na próxima segunda-feira (15) e deve conduzir a Reitoria pelos próximos quatro anos. A escolha dele aconteceu após uma consulta junto a comunidade universitária, onde obteve mais de 10 mil votos. Sob o crivo do Colégio Eleitoral, realizado em 1º de junho, os membros o referendaram como o primeiro colocado da lista tríplice agora respeitada pelo Executivo.
Dono de uma extensa trajetória nos estudos socioeconômicos da cultura, de políticas culturais e nos estudos da festa, especialmente do carnaval, o professor é doutor em Comunicação pela própria UFBA e está lotado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC).
Antes de integrar o quadro da universidade, Miguez foi, no período de 2003 a 2005, Assessor Especial do Ministro Gilberto Gil e Secretário de Políticas Culturais do extinto Ministério da Cultura (MinC).
Pouco depois da passagem por Brasília, o pesquisador foi, entre 2006 e 2009, docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No ano de 2009, ele passa a integrar o Conselho Estadual de Cultura da Bahia, onde permaneceu até 2011.
Uma cerimônia de encerramento do mandato do atual reitor, o filósofo João Carlos Salles, será realizada no Salão Nobre da UFBA neste sábado (13), a partir das 10h.
A cerimônia será fechada pelo ato "Uma Palavra Final", o último discurso de Salles enquanto dirigente da Federal da Bahia. O pronunciamento tem o mesmo título da coletânia de discursos que será distribuida gratuitamente na oportunidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: