Evento no TSE foi recado pela democracia, e Bolsonaro ficou constrangido, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na terça-feira (16) foi um recado pela democracia e que o “constrangimento” do presidente Jair Bolsonaro (PL) era “visível”.
“Cada discurso que falava um pouco de democracia era visível a cara de constrangimento dele [Bolsonaro]. Compreendo esse comportamento dele porque ele passou o tempo inteiro desaforando a Justiça Eleitoral, desacreditando as urnas eletrônicas, desmoralizando as instituições”, disse Lula.
O petista concede entrevista à rádio Rádio Super 91.7 FM, de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (17).
Ainda segundo Lula, a cerimônia foi um “ato da civilidade” q ue deu um recado ao Brasil de que as pessoas querem um processo eleitoral limpo.
“Que a gente possa fazer debate democrático na televisão e na rádio e que os resultados das eleições sejam respeitados por todos”, afirmou.
Lula disse também que Bolsonaro não conversou em nenhum momento com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que estava sentado ao seu lado —e que isso, na avaliação do petista, é um sinal de que ele estava incomodado.
“Em nenhum momento ele trocou uma palavra com ele. É uma coisa estanha, porque você estando numa solenidade, sentado na mesa, você conversa com as pessoas ao lado. Eu conversei com o Sarney, com o Temer, afinal a gente estava sentado juntos. Ele não conversou numa demonstração que estava muito inquieto, muito incomodado.”

Victoria Azevedo/Folhapress
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: