Buscando 'promoção', vereadores da Bahia concorrem a cargos nas eleições deste ano

Por Leonardo Almeida

Foto: Vitor Castro / Bahia Notícias

Visando ganhar uma "promoção", 49 vereadores da Bahia se candidataram para os cargos disputados nas eleições gerais deste ano. O posto mais disputado entre os parlamentares municipais é o de deputado estadual, representando mais da metade dos vereadores que estão buscando a chamada “promoção”. Os dados foram colhidos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e analisados pelo Bahia Notícias.
Representando mais da metade dos vereadores, o cargo de deputado estadual é o que vem sendo mais almejado entre os parlamentares municipais, com 29 candidaturas (59,18%). Em segundo lugar aparecem os postulantes à Câmara, com 18 vereadores (36,73%) buscando o cargo de deputado federal.
Representando o restante das candidaturas de vereadores a cargos nestas eleições, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), aparece como o único candidato a vice-governador. Também "sozinha" na disputa, a vereadora Hildinha Menezes (PSD) concorre como 2º suplente na chapa de Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição no Senado.
O município de Salvador é, disparado, o com maior número de vereadores buscando cargos nas eleições deste ano, com 18 candidaturas (36,73%). Indo na contramão do restante do estado, a maior parte dos parlamentares municipais estão buscando o posto de deputado federal, com 10 representantes.
Em segundo lugar aparece o município de Feira de Santana, na região do Portal do Sertão, com apenas três vereadores que estão se candidatando a cargos nestas eleições gerais. No caso dos feirenses, todos os parlamentares municipais estão buscando o cargo de deputado estadual.
Sobre os partidos, a sigla com maior número de vereadores almejando novos cargos nestas eleições é o União Brasil, com oito representantes, sendo seis buscando um posto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e dois visando o posto de deputado federal.
Em segundo lugar, empatado com o PT, aparece o PP com seis candidatos que atualmente são vereadores, sendo que quatro buscam um cargo na Câmara dos Deputados, em Brasília, e dois pretendem migrar para a AL-BA.
Em relação ao PT, que também tem seis vereadores que são candidatos nas eleições deste ano, ocorre o contrário, com quatro parlamentares almejando um posto no Legislativo estadual e os dois restantes buscando se eleger como deputado federal.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: