Homem com coração de porco transplantado morreu por insuficiência cardíaca, diz estudo


Foto: Divulgação/Universidade de Maryland

Estudos da Universidade de Maryland Medicine afirmam que o americano David Bennett, de 27 anos, primeira pessoa no mundo a receber um transplante de coração de porco, não morreu por rejeição do órgão, e sim por insuficiência cardíaca motivada por vários outros problemas. Mesmo após sua morte, os médicos afirmam que o primeiro transplante do tipo foi um sucesso.
Segundo o Uol Notícias, os médicos envolvidos na pesquisa disseram em um artigo de junho que um "conjunto complexo de fatores" causou insuficiência cardíaca, de acordo com um comunicado à imprensa. "Nossas descobertas na autópsia não mostraram evidências de rejeição", disse o co-líder do estudo Dr. Bartley Griffith, professor de transplantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, que também é diretor clínico do programa de xenotransplante cardíaco da faculdade. "Em vez disso, vimos um espessamento e posterior enrijecimento do músculo cardíaco, levando à insuficiência cardíaca diastólica, o que significa que o músculo cardíaco não conseguiu relaxar e encher o coração de sangue como deveria", acrescentou.
Existe também a possibilidade de um DNA de um vírus suíno ter danificado o coração, mas ainda está sob investigação. "O coração também continha evidências de DNA de um vírus latente de porco chamado citomegalovírus suíno, através de testes altamente sensíveis que foram detectados pela primeira vez várias semanas após a cirurgia e posteriormente confirmados durante a autópsia do órgão", disse o comunicado.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: