Bahia é o estado que mais demora para abrir empresas e Tiago Correia critica: ‘Burocracia tamanho G’

O estado baiano, conforme levantamento feito pelo portal Rede Sim, vinculado ao governo federal, tem menos solicitações de abertura de empresas que Pernambuco

A Bahia é o estado que mais demora para abrir empresa em todo o Brasil, conforme levantamento feito pelo portal Rede Sim, vinculado ao governo federal.
Segundo o levantamento, baseado na posição alcançada no marco 75% dos processos finalizados nas aberturas de Empresas e demais Pessoas Jurídicas, a Bahia demora em média três dias e 17 horas para abrir uma empresa. Pernambuco, por exemplo, o tempo médio é de um dia e 14 horas.
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) criticou a demora. “A burocracia é tamanho G. Em um momento de retomada econômica por causa da pandemia, é preciso um olhar mais atento aos microempreendedores, aos empresários. A Bahia não pode ser campeã em ineficiência na abertura de empresas”, disse.
O estado baiano tem menos solicitações de abertura de empresas que Pernambuco. São 1054 contra 1141 dos pernambucanos em abril, e mesmo assim a Bahia demora quase o dobro. Em Sergipe, estado vizinho, a média é de apenas 14 horas.
“Isto demonstra que a dificuldade desestimula os empreendedores, muitas vezes migrando para outros estados. Perdemos o protagonismo do Nordeste para Ceará e Pernambuco. Os investidores preferem abrir seus negócios longe da Bahia. Precisamos atrair novamente esse setor, que nos fortalece muito economicamente”, completou Tiago.
Postagem Anterior Próxima Postagem