Secretaria de Saúde de Ibicaraí inicia campanha contra Dengue, Zika e Chikungunya

Com o tema ‘Juntos contra a Dengue, Zika e Chikungunya. Essa é uma luta de todos!’, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí deu início no mês de abril a uma grande campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. A campanha está nas ruas com panfletos, cartazes, outdoors, vídeo e spot para rádio e carro de som, além dos profissionais das Unidades de Saúde, ACE e ACS, que fazem o trabalho de prevenção e conscientização com a população local.
Na manhã de sexta-feira, dia 8 de abril, a secretária de Saúde Luna Tavares e equipe fizeram uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade para conscientizar a população local, entregando panfletos e falando sobre os perigos do mosquito e as suas consequências.
Paralelo a caminhada, equipes da Saúde têm feito mutirões nos bairros para sensibilizar e chamar a atenção da população para o risco de uma epidemia de arboviroses, através dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e as equipes de cada unidade de saúde.
“Estamos pedindo o apoio da população na limpeza dos seus quintais, além da preocupação com vasos que possam acumular água parada. Nossas equipes de Saúde têm feito um trabalho intenso nos bairros, distritos e locais com terrenos abandonados que podem virar foco do mosquito Aedes aegypti. É necessário que a população entenda que essa é uma luta de todos”, disse a secretária de Saúde Luna Tavares.
Saiba quais os principais cuidados tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinhas de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí
Data: 09.04.2022
Postagem Anterior Próxima Postagem