TRE-BA empenhará esforços para combater fake news nas eleições, diz Roberto Maynard


Foto: Erem Carla / Bahia Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) empenhará esforços para combater as fake news nas eleições gerais de 2022. O presidente do Regional, desembargador Roberto Maynard Frank, em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (9), afirmou que já existe uma Comissão de Combate à Desinformação criada para “divulgar a boa informação”. A comissão aborda as medidas que podem ser adotadas para coibir a propagação de fake news na Bahia.
O TRE também desenvolveu uma ação para conscientizar o “eleitor do futuro”, através de um concurso de vídeos para o TikTok, em que participaram estudantes de escolas públicas de Salvador. “Nós fizemos o concurso para que os alunos de escolas públicas e privadas que foram convidados a participar promovessem a criação de vídeos sobre os malefícios das fake news e sobre o processo democrático e a democracia”. O concurso já foi realizado, entretanto, a premiação ainda não ocorreu em razão da pandemia da Covid-19.
Na coletiva, Maynard Frank afirmou que tem o desejo de retomar o atendimento presencial, mas que, como ainda não é possível, a população poderá ser atendida através de agendamento, para evitar filas indesejadas, “que já foi tão criticada pela imprensa” - relembrando os tempos do recadastramento biométrico. “Para isso, eu preciso manter essa parceria com a imprensa para que o eleitor esteja bem informado, de como ele será atendido, quando retomarmos o atendimento presencial”. Na conversa, ele divulgou os serviços de agendamento online e o contato telefônico para garantir que os eleitores baianos tenham a oportunidade de regularizar a situação cadastral perante à Justiça Eleitoral na Bahia.
Postagem Anterior Próxima Postagem