Bebê dinossauro é encontrado preservado em ovo de 66 milhões de anos

Na última terça-feira (21), cientistas anunciaram a descoberta de um fóssil de um embrião de dinossauro ainda dentro do ovo. Datado em 66 milhões de anos, o bebê estaria em posição de sair do ovo.
O fóssil foi encontrado no sul da China e nomeado de “bebê Yingliang”, recebeu este nome em homenagem ao museu em que ficará abrigado. O embrião seria um dinossauro terópode sem dentadura, ou ovirraptossauro.
A postura em que o bebê dinossauro foi encontrado é similar à das aves modernas quando estão prestes a nascer. Nas aves, este comportamento se chama “dobramento”. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os embriões que não conseguem fazer essa posição têm mais chances de morrer por uma eclosão fracassada.
O “bebê Yingliang” tem 27 centímetros de comprimento de cabeça até a cauda e se encontra dentro de um ovo de 17 centímetros no Yingliang Stone Nature History Museum.
Originalmente, o ovo fossilizado havia sido adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor de uma empresa chamada Yingliang Group. A raridade acabou sendo armazenada e, com o tempo, esquecida até que foi redescoberta durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.
Postagem Anterior Próxima Postagem