INFLAÇÃO DOS ÚLTIMOS 12 MESES CHEGA A 10,25%

Preço do frango sobe 40% em 12 meses, diz associação

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 10,25% nos últimos 12 meses, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês passado, o IPCA subiu 1,16%, maior percentual de crescimento para setembro desde 1994.
O IPCA tem esse nome por causa da amplitude do espectro socioeconômico dos consumidores, pois ele alcança famílias com renda de um a 40 salários mínimos.
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foca nas famílias com renda de um a cinco salários mínimos. Neste caso, a trajetória de crescimento da inflação é mais severa e acumula alta de 10,78% em 12 meses. O INPC subiu 1,20% em setembro passado, também a maior elevação para o mês dos últimos 17 anos.
O crescimento acelerado dos índices de inflação está ligado aos aumentos seguidos dos combustíveis, da eletricidade e dos alimentos. O preço do frango, por exemplo, subiu 40% nos últimos 12 meses, informa a Apas (Associação Paulista de Supermercados). A carne bovina subiu 36% no mesmo período.

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário