Prefeito Augusto Castro recebe pequenos agricultores e diz que setor precisa ser fortalecido


Ao receber em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves lideranças e representantes das associações rurais, do Sindicato da Agricultura Familiar e do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabuna, o prefeito Augusto Castro (PSD) garantiu atender a curto e médio prazos as reivindicações apresentadas durante o encontro ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 15.
Dentre as principais demandas estão água encanada para algumas das associações e o retorno de ambulâncias para atender emergências dos pequenos produtores, uma prioridade já encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde. Augusto Castro se disse feliz em receber os agricultores por reconhecer a importância do trabalho que exercem, cotidianamente, para o desenvolvimento das economias local e regional.
O prefeito informou que 98% da população itabunense está concentrada na zona urbana, mas que a agricultura, embora em menor número, faz a diferença na economia. Por isso mesmo, precisa ser fortalecida. “O governo municipal está aberto para apoiar em tudo o que for necessário. Estamos trabalhando para atender as necessidades dos agricultores familiares e médios produtores”, destacou.
Segundo o prefeito Augusto Castro existem políticas públicas do Governo Federal para o setor, tendo anunciado, inclusive, que a Prefeitura vai receber um caminhão para dar suporte à agricultura familiar doado por meio de emenda parlamentar no valor de R$180 mil com contrapartida de R$ 80 mil do município. A documentação, inclusive, já foi assinada nesta quarta-feira.
“A agricultura em nosso município precisa ser fortalecida. Não podemos deixar de atender as justas e necessárias reivindicações para que o setor se desenvolva, aumente sua produção, gera emprego e renda, garanta uma melhor qualidade de vida para os que trabalham no campo e que estes tenham acesso a novos mercados”, declarou o prefeito de Itabuna que estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, e do superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.
Sobre a construção de uma ponte de acesso a Itamaracá, pedida pelo representante da associação de agricultores da localidade, o prefeito informou que já existe um antigo projeto que está sendo objeto de análise. Ainda durante o encontro, o prefeito conversou com a diretoria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) sobre o que precisa ser feito para que o projeto seja concretizado pelo Governo do Estado.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, anunciou algumas conquistas para os agricultores, a exemplo de dois tratadores doados pela Secretaria de Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), adquiridos por meio de emenda parlamentar, apresentadas neste ano pelos deputados federais Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA) neste ano. Além disso, a locação de dois carros com tração para o escoamento da produção agrícola e a distribuição de alevinos.
A vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), que intermediou o encontro entre o prefeito e os representantes das associações rurais, disse que veio do campo. Por isso mesmo, entende as necessidades enfrentadas no dia a dia pelos pequenos produtores. “Muita gente vive da produção, por menor que seja. São vocês que levam parte do alimento que chega à mesa dos cidadãos. Por isso, têm o nosso apoio”, garantiu.
A presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e do Sindicato dos Agricultores da Agricultura Familiar de Itabuna, Maria Cristina Vitória da Silva, ficou satisfeita com o resultado do encontro, agradecendo ao prefeito Augusto Castro e à vereadora Wilmaci. Ela disse que acredita nas propostas e projetos da Prefeitura de Itabuna em favor da melhoria e do fortalecimento da agricultura familiar.
Já o presidente da Associação dos Agricultores de Mutuns, Edcarlos Silva, também disse que o encontro superou as expectativas e sentiu grande interesse por parte do prefeito em atender as solicitações apresentadas. “Saímos satisfeitos desse encontro. Acreditamos nas ações apontadas pelo prefeito Augusto Castro que se mostrou sensível,” finalizou.

ASCOM - Prefeitura de Itabuna

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário