Cientistas inserem gene humano em batatas e o resultado é surpreendente

Uma equipe de cientistas da Universidade de Chicago (EUA) descobriu um truque incomum para cultivar safras maiores e mais vigorosas: inserir um gene humano relacionado à obesidade e à massa gorda nas plantas para aumentar a safra.
A proteína reguladora de gordura fez com que plantas de batata idênticas produzissem safras 50% maiores. Ao cultivar mais alimentos sem ocupar mais espaço para a agricultura, os cientistas dizem que seu trabalho pode ajudar a combater a fome global — sem aumentar o impacto climático.
“Foi realmente uma ideia ousada e bizarra. Para falar a verdade, estávamos esperando alguns efeitos catastróficos”, apontaram os pesquisadores. O crescimento é mantido e regulado por uma grande variedade de genes, e não há sistema genético para mantê-lo sob controle. Ainda assim, foi uma surpresa agradável para os cientistas quando esses efeitos acabaram sendo batatas maiores, em vez de pés de batata mortos.
Por enquanto, a pesquisa está em um estágio inicial, mas a equipe em questão deseja conduzir vários estudos de segurança e replicação para garantir que tudo corra bem. Ainda assim, estão encorajados com o que descobriram até agora: "É uma estratégia muito boa para projetar nossas plantações”, concluem. O estudo pode ser acessado aqui. Fonte: Futurism

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário