CARDIOLOGISTA EXPLICA QUANDO É NECESSÁRIO USAR MARCA-PASSO

O médico Décio Cardoso, cardiologista do Hospital da Costa do Cacau

Neste mês, a equipe do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, orienta pacientes e acompanhantes sobre os riscos das doenças cardiovasculares. A iniciativa integra as ações do Setembro Vermelho, campanha de prevenção contra as cardiopatias.
O médico Décio Cardoso, cardiologista do HRCC, explica os sinais que indicam a necessidade do uso de marca-passo. “Geralmente, pacientes com indicação para implante deste dispositivo apresentam três sintomas básicos mais frequentes: tontura, desmaio ou crise convulsiva”.
Conforme o especialista, os sintomas são disfunções do sistema elétrico do coração. “Existem várias doenças [que afetam esse sistema], a principal é a doença de chagas. Também tem a coronariana, que pode se manifestar na forma de lesão dos fios elétricos do coração, tornando o batimento cardíaco lento. Essas são as principais causas de indicação para implantes de marca-passo”.

MEDIDA DE PULSO

A campanha “Tome uma medida de pulso” destaca a importância da verificação da frequência cardíaca. “Com um exame básico, onde se coloca o dedo na face medial do antebraço, podemos contar os batimentos. Se estiverem abaixo de 40 por minuto, é indicativo para procurar o médico. Pode ser fator de risco que necessite do implante de marca-passo para regular as batidas cardíacas”, informa Décio.

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Décio Cardoso também explica como prevenir doenças cardíacas, principal objetivo do Dia Mundial do Coração, comemorado na quarta-feira (29). “É importante buscar o controle da pressão arterial, controlar a obesidade, evitar o sedentarismo e alguns hábitos como o tabagismo, entre outras atitudes que prejudiquem a saúde”, alerta o médico.

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário