Tropas americanas deixarão o Afeganistão na próxima terça-feira (31)

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão na fase final da retirada de Cabul, no Afeganistão. 

No domingo (29), há cerca de 1.000 civis no aeroporto Hamid Karzaida. Depois da saída dessas pessoas, os próprios militares vão deixar o país e, então, o Talibã vai passar a dominar o aeroporto.
Um dirigente militar norte-americano que está no aeroporto afirmou que o plano é garantir que todos os civis estrangeiros e aqueles que correm risco sejam retirados ainda neste domingo. Os membros das forças vão começar a voar quando esse processo terminar.
Cerca de 113,5 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão pelos Estados Unidos e aliados nas últimas duas semanas. No entanto, estima-se que dezenas de milhares que também poderiam ter viajado ficaram para trás.
Além disso, os talibãs bloquearam as estradas que levam ao aeroporto e permitem apenas a passagem de ônibus autorizados. O presidente Joe Biden tem afirmado que vai manter o calendário de retirada, que prevê o fim da operação na terça-feira (31). Há cerca de 4.000 soldados em Cabul.
Essa é uma das maiores operações de retirada de pessoas por aviões na história. A ação marca o fim da missão de 20 anos dos Estados Unidos, que invadiram o país para derrubar o Talibã após os ataques de 11 de setembro de 2001 — os terroristas usavam o Afeganistão como um centro de treinamento.

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário