Itabuna: Atendimento nas UBS Möise Hage e Roberto Santos aumenta depois da requalificação

As obras de requalificação das Unidades Básicas de Saúde Möise Hage e Roberto Santos, nos bairros Lomanto e Santo Antônio, respectivamente, agradaram a população. O reflexo disto são os atendimentos que têm sido crescentes desde a reinauguração que ocorreu há cerca de duas semanas durante os festejos do Dia da Cidade em 28 de Julho.
O atendimento humanizado e estrutura física adequada, com mais conforto e segurança para servidores e pacientes são alguns dos motivos para o aumento dessa procura pelos usuários. “Antes, a comunidade estava com receio de vir ao posto por conta da pandemia e porque o ambiente era muito insalubre”, comentou o gerente da UBS Möise Hage, Ronaldo de Souza.
Um balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que no período de 30 de julho a 13 de agosto, somente no Möise Hage, unidade que é referência em pediatria, ginecologia e atendimentos clínicos, por exemplo, foram realizadas 68 consultas ginecológicas, 53 pediátricas e 96 de clínico geral. Lá, o horário de funcionamento é das 7 às 17 horas, inclusive para retirada de medicamentos na farmácia, curativos, marcação de exames e vacinas.
Os atendimentos com enfermeiro e visitas domiciliares foram 125 enquanto com técnicos de enfermagem atingiram 220. Para a marcação de consultas e exames foram contabilizados 1.097 agendamentos e quanto às vacinas contra o novo coronavírus 411 pessoas receberam a 1ª e 2ª dose.
Outra novidade para a comunidade do bairro Lomanto foi a retomada do atendimento odontológico. De acordo com o gerente da unidade, este serviço teve início na segunda-feira, dia 16, e até o momento foram contabilizados 32 atendimentos.
“A requalificação da UBS agradou bastante a população, a procura tem sido intensa e nós ficamos felizes com essa satisfação e aprovação”, frisou Ronaldo de Souza. Ele completa ressaltando que as readequações seguiram padrões do Ministério da Saúde, tendo sido fundamentais para um melhor acolhimento dos usuários.
Eles também são assistidos por programas importantes que estavam suspensos ou mesmo reduzidos por conta da suspensão do atendimento, como por exemplo, crescimento e desenvolvimento da criança (C&D), pré-natal e a portadores de doenças crônicas.
Já na Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no Bairro Santo Antônio, o balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 300 pacientes foram atendidos por três profissionais da área de Clínica Médica, desde a semana do aniversário de Itabuna até o último dia 13.
Na área de Pediatria foram atendidas 100 crianças na Ginecologia 90 pacientes. Em relação à vacinação, a média diária tem sido 80 pessoas para imunizações de rotina e 100 para vacinação contra o Covid-19. O serviço de Odontologia ainda não está disponível, mas a expectativa é de que ocorra em breve após a chegada do equipamento autoclave.

Ascom - Prefeitura de Itabuna

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário