Cinco pessoas morrem em tentativa de fuga após Talibã retomar poder em Cabul

Pelo menos cinco pessoas morreram durante a confusão no aeroporto de Cabul, na madrugada de segunda-feira (15), enquanto soldados americanos realizavam o resgate de diplomatas. Centenas de afegãos invadiram o aeroporto em busca de voos para fugir da capital, um dia depois do grupo terrorista Talibã retomar o poder 20 anos após a invasão americana, em outubro de 2001.
De acordo com a Reuters, soldados americanos atiraram para o alto na tentativa de conter pessoas que estavam invadindo à força os voos exclusivos para transportar diplomatas e funcionários dos EUA. O jornal Wall Street Journal informou que três pessoas morreram por disparos de arma de fogo durante o tumulto. A causa da morte das outras duas vítimas ainda não foi identificada.
Em contato com a imprensa local, alguns afegãos afirmara, revoltados, que os americanos não têm o direito de confiscar o aeroporto para uso próprio. Durante a noite de domingo (15), os soldados estadunidenses anunciaram que assumiriam o controle do tráfego aéreo e, segundo a Otan, apenas voos militares teriam autorização para decolar.
Por medo da represália do grupo terrorista, inúmeros afegãos pularam muros e cercas enquanto soldados americanos armados protegiam a evacuação de seu pessoal. Algumas pessoas até se agarraram aos aviões que já se preparavam para decolar.

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário