Secretaria Municipal de Saúde divulga ações do Julho Amarelo

Equipe do CERPAT envolvida no Julho Amarelo

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) do Departamento de Vigilância em Saúde, está divulgando as ações da programação do Julho Amarelo, em que é realizada a campanha de conscientização das hepatites virais, doença silenciosa e sexualmente transmissível. No Brasil, as hepatites mais comuns são as do tipos A, B e C, sendo estas, responsáveis por cerca de 1,4 milhão de mortes anualmente a nível mundial.
Nesse sentido, a campanha do Julho Amarelo tem a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos da doença e durante todo o mês são realizadas ações pelo CERPAT.
Desde o dia 9, estão sendo distribuídos insumos e realização de testagens. No dia 13, foi aconteceu uma reunião com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, sobre o projeto fluído oral.
Ontem (14), foi realizada palestra com funcionários (enfermeiros e médicos) da rede sobre a campanha e também uma live no Instagram do CERPAT com representantes do Hospital de Base, Departamento de Atenção Básica e Maternidade . Além disso, Pit Stop na Avenida Juracy Magalhães com distribuição de informativos e insumos.
Hoje (15), acontece palestra virtual com Dra. Suely para os agentes comunitários com orientações sobre as hepatites. Já no dia 21, a palestra será no Hospital Manoel Novaes. Nos dias 20 e 27, acontecem novas testagens e distribuição de insumos na base TOR e da PRF.
Na última semana da campanha serão promovidas orientações nos salões de beleza sobre as transmissões e higienização de alicates. Atualmente o CERPAT atende a 74 pessoas com a Hepatite B e duas com Hepatite C. O tratamento é gratuito e feito no próprio Centro de Referência.

Prefeitura de Itabuna - Foto: Stefany Batista

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário