PREFEITURAS TÊM ATÉ SEXTA PARA REPASSAR DADOS DO PROJETO “PERMANÊNCIA ESCOLAR”


Itacaré está entre os municípios selecionados

Os secretários de Educação de 54 municípios baianos selecionados para participar do projeto “Permanência Escolar na Pandemia” têm até a próxima sexta-feira (9) para responder e encaminhar ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) questionário online sobre a situação dos estudantes e das redes de ensino durante esse período de pandemia.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê da Educação (CTE-IRB), em parceria com o Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). No sul da Bahia, os municípios selecionados são Floresta Azul, Itacaré, Itapé e Jussari. Veja em leia mais os demais municípios participantes do projeto.
A proposta visa estabelecer cooperação e atuação conjunta com os Tribunais de Contas brasileiros para mapear a permanência dos estudantes nas redes municipais e estaduais durante o período de pandemia, por meio da criação do “Indicador de Permanência Escolar”.
O objetivo do estudo é apoiar os prefeitos na gestão e no planejamento de ações voltadas à manutenção e desenvolvimento do ensino nesse período de pandemia, fornecendo subsídios para a atuação administrativa, assim como fazer uma estimativa sobre o número de alunos com risco de evasão escolar.
Para o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, o levantamento das informações contribuirá para diagnosticar situações críticas, podendo servir de subsídio à atuação dos respectivos TCs, além de proporcionar um panorama da situação de permanência escolar no país.
Os municípios selecionados foram definidos pelo plano amostral elaborado pelo IEDE. No entanto, o questionário está aberto à participação de todos os municípios e gestores que desejarem integrar o estudo. É imprescindível, contudo, que os 54 municípios baianos selecionados para a amostra atendam ao chamado e respondam o questionário.
O preenchimento do questionário deverá ser feito pelo secretário de educação do município, preferencialmente, ou por pessoa da equipe por ele indicada, cujas respostas serão tidas como manifestação oficial da Secretaria da Educação.

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário