Prefeitura recebe trator que vai beneficiar agricultores familiares e pequena produção


O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, João Carlos Oliveira, entregou oficialmente na quarta-feira, 28, Dia da Cidade, um trator com implementos agrícolas ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). O ato de doação aconteceu em uma cerimônia na área externa do Teatro Candinha Dórea.
A máquina agrícola veio com roçadeira, arado e grade niveladora como complementos e capacidade para atender às 19 associações da pequena produção agrícola e da agricultura familiar nos projetos de diversificação de cultivos na zona rural, aumento da produção e produtividade das propriedades.
Acompanharam a cerimônia o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila, secretários municipais, autoridades e convidados.
Para o prefeito Augusto Castro, o apoio ao pequeno produtor e a agricultura familiar tem potencial para fortalecer ainda mais a economia do município e região. “Essa máquina é mais uma forma de melhorar a vida no campo. Nós pensamos justamente na melhor qualidade de vida das pessoas”, lembrou.
O trator vai funcionar em esquema de rodízio para atender as necessidades de preparação do solo, nivelamento e plantio das diversas entidades de agricultores. “Esse equipamento é fundamental para a agricultura familiar, pois é o campo que alimenta a população das cidades”, disse o secretário Moacir Smith Lima.
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente anunciou também a doação de 240 mil alevinos e 50 barracas doadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para a Feira do Produtor, além de mudas de árvores frutíferas e essências florestais para atender as comunidades rurais.
No seu discurso, o secretário João Carlos Oliveira parabenizou a cidade pelos 111 anos e reafirmou que o Governo do Estado está atento às demandas de Itabuna. “A agricultura sempre se destacou na região sul da Bahia e vamos trabalhar ainda mais por Itabuna”, garantiu.
O gerente de Agricultura e Associativismo da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Miranildo Araújo, explicou que antes de enviar o trator para atividades de campo, os técnicos farão um levantamento das associações que possuem áreas agricultáveis, ou seja, aquelas que não estejam ocupadas com cultivos perenes.
“Com esse investimento, haverá a implantação de novos cultivos e a ampliação das áreas. Com isso, mais de 40 itens produzidos no campo podem ser absorvidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é mais uma alternativa para o escoamento da produção”, afirmou.

ASCOM - Prefeitura de Itabuna

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário