Prefeitura abre guerra contra o mosquito da dengue no bairro Conceição

Agentes de Combate às Endemia do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde tomaram conta do Bairro Conceição, na manhã desta sexta-feira, dia 9, no mutirão de combate ao mosquito da dengue e outras arboviroses. O trabalho das equipes começou na noite de ontem quando homens com pulverizadores costais aplicaram inseticida em várias ruas.
Hoje, até pouco depois do meio-dia todas as ruas e praças, algumas casas abandonadas até as margens direita do Rio Cachoeira foram contempladas com a visita dos profissionais de saúde. Ao todo, foram 147 agentes de endemias que contaram ainda, com o apoio das equipes de educação e de bloqueio, numa varredura completa na área. “Foi uma manhã bem produtiva e a receptividade das famílias contribuiu muito para o sucesso do mutirão”, afirmou o supervisor dos agentes de endemias, Clodoaldo Oliveira.
Além de vistoria e limpeza nos locais, com o recolhimento de quaisquer utensílios propícios à proliferação do Aedes aegypti, os agentes de endemias também fizeram o bloqueio das áreas onde foram encontrados focos de larvas. O bloqueio teve o objetivo de identificar se num raio de 300 metros de moradias com caso suspeito havia focos do mosquito. “Toda a área é tratada, o que permite o fechamento do caso suspeito”, segundo o agente Heraldo Vieira Amorim.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes lembrou que nos bairros Santa Inês, Daniel Gomes, Corbiniano Freire, Novo Horizonte e Jardim Primavera, outros mutirões foram realizados, já que apresentaram índices de infestação predial superior a 20%. Segundo ela, tem surtido efeito positivo esses mutirões, pois o índice de infestação predial tem caído a quase zero. “Isso é muito importante para que possamos reduzir também os mais de seis por cento de infestação, registrados no LIRAa feito no mês passado no município,” destacou.
Já a chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, além de reforçar a importância dos mutirões, também lembra que a participação da comunidade é imprescindível na luta contra o Aedes aegypti. Ela enfatiza que o município tem trabalhado firmemente para evitar possível surto de dengue em Itabuna. “Para atingir esse objetivo, é preciso a união de todos, já que é uma luta comum”, acrescenta. Os próximos mutirões estão programados para os bairros Sarinha Alcântara, Jorge Amado e Urbis IV.

ASCOM - Prefeitura de Itabuna

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário