Polícia Civil recupera dez celulares furtados ou roubados em Jequié


Dez aparelhos celulares roubados ou furtados em Jequié foram recuperados pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) daquele município, na última sexta-feira (16). As dez pessoas que portavam os aparelhos foram apresentados na unidade e responderão pelo crime de receptação.
Os telefones estão relacionados com dez ocorrências de assalto, entre 2020 e 2021, registrados em cinco bairros diferentes de Jequié: Joaquim Romão, Bom Sossego, Baixa do Bonfim, Jequiezinho e Mandacaru. A operação foi denominada de ‘Scelus Pascere’ – ‘Alimentar o crime’ em latim, segundo a unidade especializada – e visa a combater a receptação e a demonstrar que toda pessoa que adquire um produto oriundo de delito está sustentando uma criminalidade da qual ela mesma pode ser vítima.
Foram recuperados três celulares Samsung, três Xiaomi, dois LG, um Zenfone e um Motorola, conforme explica o titular da DRFR de Jequié, Ivan Lessa. “O cidadão, mesmo de boa fé, ao ser localizado de posse de objetos de origem criminosa, será responsabilizado por crime de receptação. Ao adquirirem qualquer produto, mesmo que usado, exijam nota ou cupom fiscal”, declarou o delegado.
O processo de devolução de celulares às vítimas vai ser facilitado pelo Alerta Celular, novo sistema disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública, à medida que a população cadastrar seu aparelho. Pelo site alertacelular.ssp.ba.gov.br, o cidadão pode fazer o registro do IMEI – espécie de número de identidade do aparelho que pode ser consultado discando *#06# –, vinculando o equipamento ao seus dados.

Caso seja roubado, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta. Além disso, durante as abordagens, policiais podem consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado como fruto de roubo ou furto, facilitando o contato e a devolução ao dono.

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário