FIEB ESTIMA QUE PIB BAIANO VAI CRESCER 4,6% EM 2021


Construção civil puxa crescimento da economia no estado, aponta estudo || Foto Clodoaldo Ribeiro/Secom-Ilhéus

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia deve crescer 4,6% em 2021, segundo estimativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Um estudo elaborado pela instituição aponta melhora nos três setores da economia neste ano. O percentual de crescimento é elevado porque a base de comparação é a do ano de 2020, quando o PIB do estado recuou 3,4% em decorrência da pandemia de Covid-19.
O Relatório Técnico Estimativas do PIB da Bahia – 2021 aponta que o setor que deve apresentar maior crescimento é o de serviços, com alta de 6%, influenciado pela recuperação do segmento do comércio.
De acordo com o estudo, o setor industrial deve crescer 0,6% em relação ao ano passado, influenciado positivamente pela construção civil, que tem alta estimada de 7,5%.
A indústria extrativa também deve contribuir positivamente para o setor industrial baiano em 2021. O relatório da Fieb prevê crescimento de 13,7%, justificado pelo cenário externo favorável, com alta de preços das commodities minerais.
Por outro lado, a indústria de transformação deve registar queda de 5%, impactada negativamente pelos segmentos de refino e produção de automóveis.
Já outros segmentos industrias importantes, como o químico, a metalurgia e a fabricação de calçados, por exemplo, devem apresentar recuperação da atividade em 2021.

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário