Emasa conclui a primeira etapa das obras de saneamento do canal do Bairro Santo Antônio

Ritmo de trabalho intenso no final da primeira etapa das obras do canal do Santo Antônio

A primeira etapa das obras de saneamento do canal do Bairro Santo Antônio está praticamente concluída. Os trabalhos, iniciados no final de março, é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e a Prefeitura de Itabuna.
Com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, o canal passou por limpeza completa, tendo sido retirados de sua calha pouco mais de cinco mil toneladas de detritos, entulhos e lixo. Além disso, foram implantadas redes coletoras que vão receber o esgoto, que antes era lançado no canal e levar até a destinação final através de dutos.
Dona Kátia diz que agora respira ar puro

“Com estrutura de esgotamento sanitário instalada nas casas, o canal fica livre, servindo apenas para a drenagem pluvial. Em pouco tempo, será revitalizado pela própria natureza”, comemora o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho.
A dona de casa Kátia Gonçalves, moradora há 14 anos da Rua José Bonifácio, que é cortada pelo canal, conta que convivia com mau cheiro, além de ratos e até cobras que invadiam sua casa. “Agora, na minha porta o mau cheiro sumiu e respiro ar puro, graças a Deus. A coisa era tão complicada. O sentimento é de gratidão ao prefeito Augusto Castro”, diz ela.
Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, até sexta-feira, dia 23, a primeira etapa da obra estará concluída. “Estamos finalizando a etapa dos coletores, retirando os últimos pontos de lama e pintando a tubulação para ter uma maior durabilidade e proteção em relação aos raios solares”, informa.
Depois da entrega à comunidade desta etapa das obras de saneamento do canal de macrodrenagem, programada para o próximo dia 30, nas comemorações do aniversário de Itabuna, a direção da Emasa vai executar outro cronograma para a etapa final dos serviços.

ASCOM - Prefeitura de Itabuna
Fotos: Roberto Santos e CCS

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário