Secretaria Municipal de Saúde participa de reunião ordinária da Comissão de Intergestores Regionais

A Secretaria Municipal de Saúde participou de uma reunião ordinária da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) que aconteceu ontem, dia 16, no auditório da Faculdade Santo Agostinho (Fasa) em Itabuna. O encontro, que acontece mensalmente, tratou das demandas e atualizações para o mês de junho com os municípios pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento reuniu secretários e gestores de saúde dos mais de 20 municípios da região pactuados com Itabuna. Na ocasião, foram discutidas pautas relevantes a exemplo da atualização dos Boletins Epidemiológicos da Covid-19 e apresentação dos resultados das campanhas de vacinação contra o novo coronavírus e vírus da gripe (Influenza).
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a incidência de casos da Covid-19 na cidade. “Itabuna está avançando na vacinação contra doença, mas a situação no município ainda é crítica. A ocupação dos leitos de UTI Covid continua alta, pois, muitas pessoas, principalmente o público jovem que está relaxando as medidas restritivas contra a Covid-19 e se tornando alvo dos casos graves da doença”, sentenciou.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, tratou também sobre as cotas e apresentação para o tratamento de Glaucoma. Ainda foram apresentados o fluxo para assistência obstétrica em Itabuna e a demanda para aquelas gestantes clínicas com Covid-19 de municípios que não tem hospital adequado para tratamento.
A secretária Livia Mendes também chamou atenção sobre a campanha de doação de sangue e solicitou a adesão das demais secretarias municipais de saúde para que também façam campanhas de conscientização nos municípios com a escolha de ao menos dois doadores regulares de sangue por dia.
Outros pontos avaliados durante o encontro, foram a análise situacional da Vigilância Sanitária na região e as possíveis medidas para aplicação de ações que visem a melhoria da saúde da população no aspecto sanitarista.
A CIR segue orientações do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems - BA), para que as ações sejam executadas em consonância com as diretrizes do Estado. No total são 22 municípios pactuados com Itabuna.

Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário