Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem projetos que vão transformar a realidade de Itabuna

Entrada de Itabuna pela BR 415 será um novo cartão postal

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) tem dado andamento aos projetos para melhorar as condições de mobilidade na cidade de acordo com o programa de obras definido pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). O secretário Almir Melo Jr. lembra que muitas dessas ações necessitam passar por processos licitatórios.
“Preparamos termos de referência e planilhas de várias licitações, dentre elas, a iluminação e meio-fio das laterais da Avenida Manoel Chaves, que está sendo requalificada, para a reurbanização de praças e reforma de prédios públicos, a exemplo do Restaurante Popular. Na próxima semana, será aberta a licitação para manutenção de vias públicas e pavimentação com a execução de macro e microdrenagens. Enfim, trabalhamos duro para que a cidade seja transformada”, pontua.
Chegada da cidade será duplicada e terá nova urbanização

O secretário lembra ainda que um projeto importante solicitado pelo prefeito Augusto Castro reforça o seu compromisso e preocupação com a saúde pública. “Trata-se de um projeto orçado em cerca de R$10 milhões em investimentos para o Hospital de Base. Está evoluindo bem e acredito que num prazo de 20 dias o projeto esteja finalizado”, informa.

ILHÉUS-ITABUNA

Sobre o projeto de duplicação da BR-415, em especial no trecho que compreende o final da avenida Juracy Magalhães, saída de Itabuna para Ilhéus, o secretário Almir Melo Jr explica que, inicialmente o projeto da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) previa a retirada todas as casas da localidade. Mas, o prefeito Augusto Castro sensibilizou o governador Rui Costa para encontrar uma outra alternativa e a obra seja realizada sem maiores danos aos moradores da área.
“É obra de duplicação de fundamental importância para o crescimento de Itabuna e região. O Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste são uma realidade. E Itabuna, como vetor de crescimento regional, precisa oferecer uma melhor mobilidade para que empresas, indústrias e o Porto Seco possam fazer parte dessa nossa realidade. Isto, refletirá na ampliação de receitas e da economia”, argumenta.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Sobre a implantação da Associação de Catadores de Recicláveis para implantação do sistema de coletiva seletiva, com o aproveitamento da mão de obra dos trabalhadores que viviam desta atividade no antigo lixão de Itabuna, o secretário Almir Melo Jr informa que dentro aproximadamente de 20 dias serão instalados 10 ecopontos na cidade onde a população poderá descartar resíduos reaproveitáveis.
“Para que possamos trabalhar de maneira correta, temos um projeto-piloto de coleta seletiva que será implantado em dois bairros: Jardim Vitória e Góes Calmon. A ideia é disponibilizar um caminhão para coleta dos resíduos secos que serão entregues na Associação dos Catadores, que está sendo formalizada”, informa.
Ele finaliza lembrando que está sendo projetado um galpão com esteira separadora de resíduos sólidos, para que seja utilizado pela associação de recicladores. “Estamos trabalhando de modo a fomentar uma coleta seletiva eficiente, porque toda assistência às famílias do antigo lixão já foi iniciada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza”, conclui Almir Melo Jr.

Departamento de Comunicação Social
Fotos: Roberto Santos

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário