Itabuna intensifica ações de combate à dengue e planeja realização de novo LIRAa

Ações de combate ao Aedes Aegypti são traçadas pela equipe da Saúde

Evitar que o município de Itabuna volte a ter uma epidemia de casos de dengue, a exemplo do que ocorreu em 2009, tem sido o foco principal do trabalho dos gestores e Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Neste sentido, a Diretoria de Vigilância em Saúde reuniu na quarta-feira, dia 9, coordenadores e supervisores de área.
Na oportunidade foram avaliadas as ações efetivadas de janeiro a maio deste ano, bem como traçadas as metas para realização de um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), programado para o período de 15 a 18 deste mês.
No encontro, os supervisores apresentaram um relatório detalhado, tendo destacado que mais 140 mil imóveis do município foram visitados no período, além das inspeções quinzenais dos pontos considerados estratégicos e de risco
São locais como borracharias, depósitos de sucatas e reciclagem, cemitérios e áreas públicas, com o recolhimento de matérias potenciais proliferadores do mosquito transmissor da dengue. No relatório também foram mostradas ações de pulverização focal nos bairros da cidade.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o último LIRAa realizado no mês de abril passado, mostrou que o município estava numa zona risco com 8.8% de infestação predial e 11.4% do índice Breteau, quando o tolerável pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.
“Isso nos assustou muito, pois, diante da constatação de percentuais elevados tivemos que adotar medidas estratégicas para intensificar o trabalho de campo dos agentes, tendo em vista que no ano passado, por conta da pandemia, as visitas domiciliares foram suspensas”, argumenta.
Maristella disse ainda que, com a realização do novo LIRAa, a partir de segunda-feira, dia 15, a expectativa da Secretaria de Saúde é que tais índices tenham sido reduzidos. Ela disse ainda que todos os 171 servidores de combate às endemias, antes do levantamento domiciliar, serão submetidos a teste rápido para a Covid-19 e orientados a não entrar em residências cujos moradores estejam com sintomas da doença.

Departamento de Comunicação Social
Foto: Roberto Santos
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário