Feira do Pequeno Produtor acontece excepcionalmente até amanhã

Legenda foto: Feira do Pequeno Produtor muda data de comercialização de seus produtos para o São João

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna decidiu, excepcionalmente, mudar os dias de funcionamento da Feira do Produtor, no Pontalzinho, comumente realizada às sextas-feiras. Por isso, acontece até amanhã, dia 23.
Segundo o secretário Moacir Smith Lima, a decisão parte da decisão prefeito Augusto Castro (PSD), de se evitar aglomerações e como forma de diminuir novos casos de Covid-19 no município, pois a véspera e o Dia de São João podem atrair muitas pessoas ao local.
Com dois dias de funcionamento e horário estendido, das 5 às 17 horas, os consumidores terão mais alternativas para as suas compras.
A Feira do Pequeno Produtor conta atualmente com 60 barracas, a maioria de agricultores familiares, principalmente da Roça do Povo, Serrado e da AGRAFAN, três das 19 associações de fortalecimento da agricultura familiar no município.
Nos dois dias, estima-se que a feira movimente pelo menos R$ 60 mil em compras e vendas de produtos agrícolas e os típicos dos festejos juninos: milho, amendoim, tapioca, aipim, jenipapo e laranja, além de licores, bolos, doces, compotas, etc.

AMPLIAÇÃO DA FEIRA

O secretário Moacir Smith Lima falou ainda dos planos a médio praz, para a Feira do Pequeno Produtor. Segundo ele, já está em processo de estudos e planejamento a ampliação da feira, seja na otimização dos espaços, seja na distribuição de novas barracas.
A prefeitura indicará ainda se fará investimentos numa quantidade maior de sanitários químicos ou na construção de banheiros fixos, soluções que serão pensadas em conjunto com as associações de agricultores.
Para o período junino, a Secretaria Municipal de Agricultura distribuiu 480 quilos de sementes de milho, em março, estimando a comercialização de cerca de 100 toneladas de espigas.
“Quando a gente pensa Itabuna de uma maneira ampla, com estudos, com planejamento e com sensibilidade, há essa premissa de apontar soluções como esta da Feira do Pequeno Produtor funcionando por dois dias seguidos antes do São João, trazendo alternativas que alegram os feirantes e principalmente a população com produtos de qualidade”, ", finalizou o secretário.

Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
Foto: DCS

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário