Com tecnologia e diversificação, agricultura familiar de Itabuna inicia novos tempos


Trator será empregado para beneficiar 19 associações de pequenos produtores

Mais de 2 mil famílias de pequenos produtores que vivem da agricultura familiar no município de Itabuna têm sido beneficiados com investimentos em tecnologia, assistência técnica e melhoria das estradas vicinais para o escoamento executados pela Prefeitura. A diversificação da produção e o cultivo também ações definidas pelo prefeito Augusto Castro (PSD).
Por isso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vêm desenvolvendo diversas ações e estabelecendo importantes parcerias com a secretaria estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). As iniciativas da Administração municipal já garantiram um trator com implementos agrícolas resultantes de emenda da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA).
Nos meses de julho e agosto, já estão assegurados serviços de assistência técnica da Bahia Pesca, órgão vinculado à Seagri, para capacitação dos agricultores familiares e doação de alevinos visando a implantação criadouros de peixes nas pequenas propriedades rurais, bem como a entrega de mudas pelo Instituto Biofábrica de Cacau para a diversificação da produção de frutas.
Na semana passada, em Salvador, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, ao lado da deputada federal Lídice da Mata e do secretário estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, João Carlos Oliveira, ao receber o trator e os equipamentos agrícolas destinados à Agricultura Familiar, enfatizou a importância da agricultura para a economia do município que conta com 19 associações de pequenos agricultores.
“São mais de 2 mil famílias que dependem do cultivo da terra para o próprio sustento e venda do excedente para a mesa das famílias itabunenses e de outros municípios. É essa gente trabalhadora, que labuta sob sol e chuva que faz movimentar parcela significativa da nossa economia. Portanto, temos que olhar com bastante atenção e cuidar de maneira especial destes pequenos produtores, garantindo assistência técnica, investimentos em tecnologia e meios de diversificar o que produzem”, argumentou o prefeito.

PISCICULTURA

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, além da doação do trator, a parceria com a Seagri para a implantação de criadouros de peixes em pequenas propriedades rurais, bem como a distribuição de mudas de árvores frutíferas, serão dois passos importante para a diversificação da produção. Ele explicou que para que isto aconteça toda assistência em técnica agrícola será ofertada pelo município e o governo do estado.
Técnicos da Bahia Pesca estarão no município em julho visando promover a capacitação dos agricultores, cujas propriedades rurais tenham espaços apropriados à piscicultura – poços, açudes, pequenos lagos, etc.- e que estejam aptos à criação e manejo do pescado.
Quanto a distribuição de mudas de árvores frutíferas, produzidas pela Biofábrica, Moacir informa que serão entregues gradativamente aos pequenos produtores, mediante análises de solo e de adubação orientadas por técnicos agrícolas a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

PRONAF

O secretário revela ainda que, para além das 600 famílias de agricultores já beneficiadas por meio das 19 associações já regulamentadas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está concluindo o recadastramento de mais de 1.400 pequenos agricultores no município. “Com o recadastramento e a regularização da documentação, eles poderão participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e serem beneficiados pelas ações do governo municipal”, finalizou Smith Lima.

Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
Foto: DCS

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário