Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano de Itabuna passa por reformas

Creadh passa por melhorias para voltar a ser centro de excelência a pacientes com necessidades especiais

O Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano de Itabuna (CREADH) está recebendo melhorias em toda sua estrutura. A unidade de recuperação física com foco neurológico da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Bairro São Judas Tadeu, já começou a passar por reparos no telhado, fachada e, nos próximos dias haverá mudanças na rede elétrica.
“Estamos em um novo momento, voltando a ter a excelência que sempre foi a marca da unidade”, disse Maristela Hillesheim, administradora do Creadh. Segundo ela, as melhorias refletem o empenho do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, determinou ações para ampliar as condições físicas para melhor atender os pacientes.
O Centro trabalha com reabilitação de cadeirantes, pessoas amputadas e com sequelas decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O atendimento é feito por equipe multidisciplinar integrada por fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional, gastroenterologista, neurologista adulto e infantil, ortopedista, fonoaudiólogos e enfermeiros.
“Retomamos nossas atividades no ano passado. No momento, as consultas com psicólogos e fonoaudiólogos estão sendo remotas, o restante dos atendimentos é presencial”, explicou Maristela Hillesheim. O atendimento começa às 8 e segue até as 17 horas, de segunda a sexta –feira.
Além de pacientes de Itabuna, o Creadh recebe pessoas de outros municípios pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS). Aos pacientes provenientes de outras cidades é exigida a apresentação de laudo médico especificando o tratamento.
Atualmente existem mais de 25 mil pessoas com alguma deficiência em Itabuna, a maioria com atendimento na unidade especializada. “Estamos em fase de cadastramento para saber as necessidades desses pacientes”, informou Claudinei da Silva, colaborador do Creadh.
Ele disse que há muitos anos o local não passa por melhorias em sua estrutura para atendimento eficaz aos pacientes. “Sou cadeirante e sei das dificuldades. Conheço de perto as lutas dessas pessoas que se dedicam a atendimento de quem necessita”, assinalou.
O voluntário diz que se recorda da promessa de campanha do prefeito Augusto Castro de que iria transformar o Creadh em um centro de excelência. “Ele está cumprido a promessa, graças a Deus”, comemora Claudinei.
Já Edvalda Alves dos Santos, que tem um neto deficiente físico recebendo atendimento, disse que já observa as melhorias. “Hoje está melhor, mais limpo e mais cuidado. Antes, não se podia nem entrar no banheiro”, lembra ela.

Departamento de Comunicação Social
Foto: Alex de Sousa

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário