Ação da Secretaria de Promoção Social, Conselho Tutelar e Maxxi Atacado marca o Dia de Combate ao Trabalho Infantil em Itabuna

Comunidade da Vila da paz é conscientizada da importância de combater o trabalho infantil

A conscientização e a mobilização dos moradores da Vila da Paz para o combate ao trabalho infantil em Itabuna foi o objetivo de uma ação realizada na manhã de sexta-feira, dia 11, pela Secretaria de Promoção Social e Combate Pobreza.
A iniciativa desenvolvida em parceria com a empresa Maxxi Atacado e Conselho Tutelar, marcou a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que transcorre neste 12 de junho. A ação ocorreu na sede do Maxxi Atacado, na rodovia Ilhéus-Itabuna.
Segundo a secretária Andrea Castro foram mobilizados pais de crianças e demais moradores da Vila da Paz, alertando-os para o aumento significativo no número de crianças de cinco a 11 anos em situação de trabalho infantil no sul da Bahia. Localizado à direita da saída para Ilhéus, a Vila da Paz é, segundo os técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o local com maior incidência de casos de trabalho infantil em Itabuna.
“O Grupo Big tem uma responsabilidade social muito grande e abomina qualquer tipo de exploração, seja ela qual for”, afirmou o gerente-geral do Maxxi Atacado, Flávio Lisboa. Ex-Walmart Brasil, o grupo empresarial reúne as bandeiras Big Bompreço e Maxxi Atacado e é o terceiro maior varejista de alimentos do Brasil, contando com 387 lojas no país, Flávio Lisboa acrescentou que “a nossa maior preocupação é com as crianças na porta de nossas lojas. Em alguns momentos, os próprios clientes não respeitam e acabam, em troca de uma moeda, colocando-as para trabalhar. O nosso desafio é saber que estão sendo de alguma forma exploradas, não concordamos, mas de uma forma social não temos muito o que fazer”.
O gerente-geral do Maxxi Atacado destacou ainda que a empresa decidiu estabelecer essa parceria com a Secretaria de Promoção Social e o Conselho Tutelar de Itabuna “para que, de uma forma mais cooperativa e dividindo as responsabilidades com o poder público possamos discutir o papel de cada um. Por isso, essa iniciativa de chamar a comunidade para uma responsabilidade e buscar alternativas para solucionar essa questão”.
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi criado em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do trabalho.
Para marcar a data, todos os anos é proposta uma campanha de sensibilização e mobilização da população. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei n.º 11.542, de 2007.

Departamento de Comunicação Social
Foto: Mariana Benedito

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário