SINDICATOS SÃO CONTRA ATIVIDADES PRESENCIAIS NA UESC ANTES DE VACINAÇÃO GERAL

Adusc e Afusc divulgam carta aberta ao Conselho Universitário

As entidades que representam professores e servidores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) divulgaram, na terça-feira (25), carta aberta ao Conselho Universitário, principal instância deliberativa da instituição.
No documento, a Associação de Docentes da Uesc (Adusc) e o Sindicato dos Servidores Técnicos da Uesc (Afusc) se posicionaram contra a retomada de atividades presenciais na universidade, mesmo de forma parcial, antes da vacinação de toda a comunidade acadêmica contra a Covid-19.
No seu site, a Adusc informa que o Conselho Universitário pretende se reunir nesta quarta-feira (26) para discutir minuta de resolução sobre o retorno das aulas práticas em modo presencial. O sindicato quer o adiamento da reunião.
“Na Uesc, temos atualmente 50% de servidores com mais de 40 anos vacinados com a primeira dose da vacina AstraZeneca, e sem previsão de vacinação para servidores com menos de 40 anos e de estudantes de todas as idades. Assim, um retorno presencial com segurança, por mais que seja parcial, somente pode ser garantido com 100% de imunização para todas e todos”, diz trecho da carta.

AGLOMERAÇÃO NOS HORÁRIOS DE PICO DO TRANSPORTE COLETIVO

A carta também menciona a redução das linhas de transporte usadas pelos estudantes de Itabuna e Ilhéus, cidades onde vive a maior parte dos alunos da universidade. De acordo com o texto, os ônibus ficam superlotados nos horários de pico, ambiente propício para a disseminação de vírus respiratórios, a exemplo do novo coronavírus.
“Como a universidade vai garantir que exista segurança no deslocamento de ida/vinda para a Universidade?”, questionam os sindicatos. “Mesmo que seja elaborado um rígido protocolo preventivo para as atividades dentro da Uesc, não é possível garantir a segurança de estudantes, técnicos, terceirizados e professores no trajeto desde a saída de casa”, avaliam. Leia a íntegra aqui.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário