Prefeitura de Itabuna promove oficinas de capacitação de profissionais da Atenção Básica

Enfermeiros, Nutricionistas e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão participando de oficinas de qualificação profissional promovidas pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna. Iniciadas, ontem dia 17, as atividades também têm como objetivo prestar esclarecimentos.
Além disso, visam o mapeamento e a territorialização do município para que a população tenha acesso amplo aos serviços da Atenção Primária, em especial as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde.
A Supervisora da Atenção Básica, enfermeira Alessandra Lopes, destaca a importância dessas oficinas como relevantes para que os Agentes Comunitários de Saúde tenham total orientação e apoio por parte das Unidades de Atenção Primária, bem como os enfermeiros, nutricionistas e a equipe de profissionais para uma melhor atuação cobrindo em todo o município.
A coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACs), enfermeira Margarida Amorim, evidencia o objetivo dessas ações como “essenciais para o trabalho direto dos Agente Comunitários de Saúde como a população, pois, eles são os responsáveis por fazer esse elo com o sistema de saúde”. As oficinas acontecem de até o próximo dia 25, na UniFTC.

CADASTRAMENTO DE FAMÍLIAS

Em paralelo, estão acontecendo mutirões de cadastramento das famílias de todas as classes sociais em diversos bairros no âmbito do Programa Previne Brasil, seguindo o agendamento do PACs nos bairros e condomínios residenciais. Nesta semana, as ações acontecem no Bairro Góes Calmon, em condomínios que foram previamente avisados pela coordenação do PACs.
A coordenadora Margarida Amorim explica que o cadastramento das famílias é a porta de entrada para o acesso aos serviços da Atenção Primária. Por isso, é necessária a conscientização das pessoas para que haja adesão e participação. Ao todo são 44 equipes integradas por 377 Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário