Crescem índices de AVC e insuficiência cardíaca em homens de até 40 anos

Diagnósticos normalmente incomuns entre pessoas mais jovens, os acidentes vasculares cerebrais (AVC) e a insuficiência cardíaca têm tido registros aumentados em homens de até 40 anos. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Entre as causas estão obesidade e baixa aptidão física na adolescência.
Publicado no Journal of Internal Medicine, o estudo apresenta dados de 1,2 milhões de homens que se alistaram no serviço militar da Suécia com idade média de 18,3 anos, entre 1971 e 1995. Desde o alistamento, esses homens passaram a ser monitorados até 2016. Os critérios de análise incluíram peso, altura e aptidão física. Esses parâmetros foram cruzados com o registro nacional de pacientes e o registro de causas de morte do Conselho Nacional de Saúde e Bem-Estar do país.Participantes com índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 30 no momento do alistamento, ou seja, considerados com sobrepeso, aumentaram de 6,6% para 11,2% entre 1971 e 1995. Já a proporção de homens considerados obesos (IMC acima de 30) subiu de 1% para 2,6% no mesmo período. Observou-se, também, que o nível de aptidão física dos alistados diminuiu ligeiramente de um ano para outro nesse mesmo intervalo.
David Aberg, professor da Academia Sahlgrenska, a faculdade de Medicina da Universidade de Gotemburgo, e médico do hospital da instituição, é um dos principais autores do estudo. Segundo Aberg, “esses fatores – ou seja, sobrepeso, obesidade e baixo condicionamento físico – explicam, em parte, o grande crescimento da insuficiência cardíaca que observamos, e também o aumento do número de AVCs”.
Ainda de acordo com o especialista, os casos de insuficiência cardíaca, em 21 anos após o alistamento, subiram 69% na comparação entre os homens recrutados entre 1971 e 1975 e aqueles que ingressaram entre 1991 e 1995.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário