MULHERES OCUPAM 60% DAS VAGAS DO 2º CICLO DE GRADUAÇÃO NA UFSB

UFSB tem predominância de mulheres nas entradas de 2º ciclo

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou, nesta segunda (8), os resultados de estudo sobre a ocupação de vagas por mulheres nos cursos de segundo ciclo da instituição. Os números se referem ao período de 2019 e 2020.
A cada dez novas matrículas no segundo ciclo, seis são de mulheres, com destaque para a área das Engenharias. A média nacional aponta uma ocupação de pouco mais de 37% das vagas por mulheres, enquanto na UFSB, a média está em torno de 50% nas últimas entradas. A UFSB tem no comando uma mulher, a reitora Joana Guimarães.
Segundo Sandro Ferreira, Pró-Reitor de Ações Afirmativas (Proaf), apesar dos dados nacionais, que apontam um crescimento proporcional de mulheres mesmo nas Ciências Exatas, a reprodução de estereótipos de gênero em algumas áreas de conhecimento ainda persiste. Segundo ele, essa reprodução impacta, inclusive, na capacidade destas áreas em produzir conhecimentos científicos que reconheçam direitos e saberes próprios das mulheres.
“A avaliação destes estudos, e de suas expressões no cotidiano acadêmico da UFSB, passa a ser uma tarefa central para que os objetivos de inclusão e promoção da diversidade definidos em nossos documentos e resoluções sejam alcançados”. Para conferir a íntegra do estudo, clique aqui.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário