ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UESC COLABORAM COM VACINAÇÃO EM ILHÉUS

Convênio entre a Uesc e a Sesau viabilizou colaboração de estudantes na campanha

Em meio às incertezas sobre como será a vida pós-pandemia, a vacina contra a Covid-19 em grupos prioritários simboliza a possibilidade de dias melhores. Para auxiliar na vacinação, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio do laboratório de Extensão de Enfermagem Fundamental, coordenado pela professora Flávia Moura Costa, colaboram com a vacinação contra a doença em Ilhéus.
De acordo com a professora Flávia, “a Uesc possui um convênio com a Secretaria de Saúde de Ilhéus que possibilita a realização de estágios e atividades práticas na rede de saúde do município. Dessa forma, a Coordenação da Rede de Frios do Município fez contato com a coordenação do laboratório de Extensão de Enfermagem Fundamental para saber da disponibilidade de contar com o apoio dos estudantes de Enfermagem nas ações relativas à vacinação dos idosos.”
Segundo a professora, 12 estudantes participam desde janeiro das atividades de vacinação dos idosos, sendo que em março outros cinco estudantes aderiram à equipe, sempre supervisionados e orientados pela docente responsável.
Os discentes realizam anamnese para detecção de algum fator que contraindique a vacina, orientam quanto a possíveis efeitos colaterais, cuidados pós-vacinação e retorno para segunda dose. Também preenchem o cartão de vacina e os formulários para registro no sistema de informação.
A coordenadora do laboratório de Extensão de Enfermagem Fundamental realça que “os estudantes do último semestre do curso de Enfermagem da Uesc também executam o procedimento da vacinação. Em campo, esses estudantes abordam a importância de que os idosos mantenham o distanciamento social e as práticas de higiene.”
A professora acrescenta que a Secretaria Municipal de Saúde assegurou a vacinação dos colaboradores, bem como todo equipamento de proteção individual necessário às ações.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário