COVID-19: AGÊNCIA EUROPEIA RECOMENDA APROVAÇÃO DE VACINA DA JOHNSON & JOHNSON


O órgão regulador de medicamentos da União Europeia recomendou nesta quinta-feira (11) a aprovação condicional da vacina de dose única contra Covid-19 da Johnson & Johnson.
O imunizante deve se tornar o quarto a ser aprovado para uso na UE depois das vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford e Moderna. Ele é recomendado para maiores de 18 anos, disse a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
Estados Unidos, Canadá e Bahrein também já aprovaram o uso do imunizante da J&J. A África do Sul realiza uma revisão rápida do medicamento.
“Com esta última opinião positiva, as autoridades em toda a União Europeia terão outra opção para combater a pandemia e proteger a vida e a saúde de seus cidadãos”, disse a diretora-executiva da EMA, Emer Cooke. “Esta é a primeira vacina que pode ser usada em dose única.”
A aprovação final pela Comissão Europeia é esperada em breve. A autorização condicional de comercialização na UE permite que um tratamento seja vendido por um ano sem que dados completos sobre sua eficácia e efeitos colaterais estejam disponíveis.
A região está com dificuldades em controlar um pico de casos causados por uma variante mais contagiosa do coronavírus, forçando países como Itália e França a impor novos bloqueios.

VIDAS E ECONOMIA

O diretor científico da J&J, Paul Stoffels, descreveu a recomendação da EMA como um “momento marcante” para a farmacêutica norte-americana e o mundo, enquanto os governos lutam para controlar a pandemia que esmagou economias e matou mais de 2,7 milhões de pessoas.
O imunizante, batizado de Vacina Covid Janssen, em homenagem à unidade da J&J que o desenvolveu, ajudará a aumentar o estoque da UE após uma implementação lenta devido a atrasos na entrega da Pfizer e da AstraZeneca.
A J&J concordou em entregar pelo menos 200 milhões de doses ao bloco europeu este ano, incluindo 55 milhões no segundo trimestre, com as primeiras remessas sendo esperadas no mês que vem.

Bahia Extra

Bahia Extra Comunicação a serviço do leitor!

0 Comentarios:

Postar um comentário