João Roma toma posse como novo ministro da Cidadania

Por Jéssica Sant'Ana
Brasília

João Roma (Republicanos-BA) é o novo ministro da Cidadania

Em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o deputado federal João Roma (Republicanos-BA) tomou posse nesta quarta-feira (24) como ministro da Cidadania. Ele assume a pasta que era comandada por Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que vai para a Secretaria-Geral da Presidência da República. As nomeações já tinham sido publicadas na edição extra do Diário Oficial da União no último dia 12.
Roma será o responsável pela gestão dos programas sociais Bolsa Família e auxílio emergencial, que têm orçamento para 2021 estimado em R$ 30 bilhões, cada. Ele é deputado federal de primeiro mandato e ex-braço direito do prefeito de Salvador (BA), ACM Neto. Por causa da crise no DEM causada pela eleição para a presidência da Câmara, ACM Neto apelou para que Roma não aceitasse a indicação, o que não surtiu efeito. A indicação de Roma fez parte de um acordo do Republicanos com o Palácio do Planalto, em troca do apoio do partido à eleição de Arthur Lira (Progressistas-AL) para o comando da Câmara.
Já a Secretaria-Geral, que agora será comandada por Onyx, tem como principal missão a supervisão e a execução das atividades administrativas da Presidência da República. É por ela, através da sua Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ), que passam todos os decretos, portarias, normais, projetos de lei e propostas de emenda à Constituição para análise jurídica antes da publicação. A Secretaria-Geral era comandada por Jorge Oliveira, que virou ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário