ESTUDO MOSTRA QUE PESSOAS INFECTADAS COM A COVID-19 SOFREM LAPSOS DE MEMÓRIA

Pesquisa mostra distúrbios em pacientes infectados

Um estudo inédito realizado pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) envolvendo pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus revela relatos assustadores. “Lembro-me de fazer o pedido da comida e de pagar por ele. Mas não me lembro de ter comido”, conta um dos entrevistados para a pesquisa.
Há relatos ainda como: “dormi em pé tomando banho”. “Meu marido sofreu traumatismo craniano enquanto andava de bicicleta e dormiu”. “Tive que vender minha moto, pois desaprendi a andar, não consigo mais ter coordenação e nem equilíbrio para ficar em cima dela!”.
Mas engana-se quem pensa que as sequelas são somente em pessoas que sofreram a doença no estágio mais grave. Pacientes que tiveram coriza ou outros sintomas mais leves e até mesmo os assintomáticos também foram diagnosticados com disfunção cognitiva em algum grau.
“Isso deixa clara a importância de se incluir na avaliação clínica dos pacientes pós-Covid-19 de qualquer gravidade sintomas de problemas cognitivos como sonolência diurna excessiva, fadiga, torpor e lapsos de memória”, explica neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin, que coordenou o estudo: “O uso do jogo digital MentalPlus®️ para avaliação e reabilitação da função cognitiva após remissão dos sintomas da COVID-19”.
Os problemas cognitivos nas pessoas que tiveram Covid-19 são tão importantes que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aguarda os resultados finais do estudo para adotar a metodologia desenvolvida na pesquisa do InCor como padrão-ouro em âmbito mundial no diagnóstico e na reabilitação da disfunção cognitiva pós-Covid. Veja outros detalhes em leia mais.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário