COORDENAÇÃO DO INEMA VISITA CVR COSTA DO CACAU

A coordenadora do Núcleo Regional Sul do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Inema), órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia, Cibele Pinto, visitou as instalações do CVR Costa do Cacau, na Rodovia Ilhéus-Itabuna. Acompanhada do coordenador técnico, José Eduardo Simões, e de técnicos da instituição, Cibele conheceu toda a estrutura do empreendimento de gestão de resíduos sólidos, desde sistema de recepção a áreas de armazenamento.
A CVR é a única no sul da Bahia credenciada para a coleta de resíduos sólidos, com todas as licenças ambientais concedidas pelo Ibama e Inema, e já está em funcionamento, numa área de 75 hectares. As atividades da empresa incluem reciclagem para o beneficiamento de material, com a instalação de Ecoindústrias, e produção de energia a partir do gás metano.
A coordenadora do Inema NR Sul, Cibele Pinto, destacou que o projeto da CVR é muito importante para a região, permitindo que os municípios reduzam o impacto ambiental causado pelos lixões. “A estrutura é adequada para receber os resíduos e as prefeituras terão condições de dar uma destinação correta ao lixo coletado”, afirmou Cibele.
De acordo com José Eduardo Simões, a CVR Costa do Cacau vai propiciar a solução imediata da questão do lixo “a céu a aberto”, que será enviado para um local adequado e licenciado. “Os benefícios são imediatos e com projetos com coleta seletiva e educação ambiental nos municípios esse impacto positivo será ampliado”.

MEIO AMBIENTE

Mauricio Sena, gerente comercial da CVR, ressalta que o processo de preservação ambiental passa pela destinação correta dos resíduos. “Essa é uma opção que a região não tinha e estamos disponibilizando. A Política Nacional de Resíduos e o Marco de Saneamento determinam a destinação de resíduos em locais adequados e a CVR está apta a realizar esse serviço”, diz.
Entre os projetos na área do empreendimento está a implantação de um Centro de Educação Ambiental, para a promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem da educação socioambiental. O local estará aberto a visitas de escolas, faculdades, empresas e outras instituições. Está prevista também uma área de exposição de produtos e peças confeccionados através da reciclagem e valorização dos resíduos.
A CVR Costa do Cacau tem participação do grupo capixaba Marca Ambiental, empresa pioneira e a maior do Espírito Santo, atuando desde 1995 em soluções completas para resíduos, com forte impacto para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário