Augusto Castro: perfil, ações administrativas de governo, pandemia... Confira um balanço dos 30 primeiros dias de gestão

Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e sua equipe de Prefeitura, os últimos 30 dias foram de intensidade e dedicação na construção inicial dos projetos administrativos para Itabuna, em geral. Desde a esmagadora vitória nas Eleições de 2020, até as últimas horas, os trabalhos têm sido dinâmicos e voltados, sobretudo, para começar a transformar Itabuna numa cidade melhor para todos.
A ampla maioria de votos obtida nas urnas não poderia acarretar de Augusto Castro nada diferente de trabalho intenso e dedicado, que o líder do executivo já demonstrava desde os tempos de deputado. Um trabalho bastante promissor, e cujas expectativas do povo itabunense também são consideráveis, a julgar pela talentosa equipe que Augusto montou para estar ao seu lado nessa gestão, no próximo quadriênio. Um time competente e unido é crucial para o bom andamento do executivo.
Aliás, a escolha de bons nomes começou muito antes das eleições, naturalmente. O presidente do PSD em Itabuna e Secretário de Relações Institucionais e Comunicação, Alcântara Pelegrini, não escolheu à toa os nomes para compor a chapa que se candidataria.

Augusto Castro e Enderson Guinho foram estrategicamente selecionados e convocados para uma missão muito maior que a “politicagem” já batida que ficamos acostumados a ver, e esse mérito, vale ressaltar, passa e muito pela visão política de Alcântara. O que Augusto e Guinho fizeram foi dar continuidade à esse processo seletivo de gente capacitada política e administrativamente, e interessada no bem do município.

Saúde, pandemia, recuperação de Augusto Castro...

O ano de 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus, foi extremamente complicado para todos nós, e o prefeito Augusto Castro sentiu “na pele” o que a Covid-19 é capaz de fazer. Ele foi o segundo caso confirmado de Covid-19 em Itabuna. Foi internado às pressas e logo o corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia o direcionou à Unidade de Terapia Intensiva, onde ficou por mais de 40 dias, e chegou a respirar com ajuda de aparelhos, além de ter sido submetido à hemodiálise. Sabemos quantas pessoas queridas, familiares e amigos de todos nós, perderam suas vidas em decorrência dessa doença. Augusto Castro e todos que venceram essa enfermidade, não o fizeram à toa. Foi um período tenso e muitas pessoas voltaram seus corações, suas mentes e suas orações para a recuperação do político. E ela veio, felizmente.
No dia 05 de maio, ainda abatido, mas livre da doença, Augusto deixou a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, sob aplausos, olhares perplexos e emocionados, assim como o dele, que não conteve a emoção e chorou copiosamente. (Relembre aqui). Nesse intervalo no hospital, sua esposa, Andréa Castro também ficou doente, e outrossim, recuperou-se.
Como deputado estadual, Augusto favoreceu inúmeras vezes o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, especialmente com equipamentos de ponta, oriundos de emendas parlamentares em seu período no Legislativo. Sempre cuidou com um olhar especial da área da Saúde.
E ter passado pelo que Augusto passou, ter contraído o vírus e ficado cinco semanas na UTI, aumentou ainda mais a sua sensibilidade para com os enfermos, e isso é bom para os itabunenses, pois temos um prefeito que se importa com a causa da saúde, que se importa com a causa da pandemia, em todos os seus âmbitos (e são muitos). É bastante aliviador sabermos que temos um prefeito preocupado com as vidas, e não um prefeito do “morra quem morrer”.

Perfil do prefeito

O itabunense que não conhecia de perto Augusto Castro em suas anteriores jornadas políticas, agora pode constatar como comporta-se o prefeito, e isso é importante. Augusto é discreto, determinado e acessível.
Não faz o tipo espalhafatoso, com aparições cômicas diante da imprensa, ao contrário, mostra-se sempre sereno, sensato, comedido com as palavras e compenetrado com os propósitos políticos estabelecidos. É educado e probo.
É pai de família e não há em sua trajetória o que desabone sua conduta, e por tal comportamento e engajamento social chegou até a prefeitura, e com uma quantidade acachapante de votos, sendo inclusive, mais que o dobro para o segundo colocado. Não foi por acaso, não.

Balanço dos primeiros 30 dias

Já no primeiro dia útil do ano, Augusto foi a uma missa de ação de graças, e em seguida, reuniu seu secretariado. Em 06 de janeiro visitou o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e iniciou a recuperação de conjuntos semafóricos. Ainda nos primeiros 10 dias de governo, funcionários da Prefeitura retomaram serviços de zeladoria em áreas críticas da cidade.
Além disso, Augusto reuniu-se com integrantes da da Santa Casa de Misericórdia para debater medidas que resolvem superlotação na saúde. Nesse ínterim, uma nova parceria é firmada com a Sesab, e o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, vem a Itabuna para reunir-se com o prefeito.
A segunda semana de trabalho seguiu acelerada, e a Prefeitura anuncia que dará apoio a construção de Centro de Treinamento do 15º BPM. No primeiro dia de provas do Enem, Itabuna reforça sistema de vans para o transporte, mas a solução para esse grande problema municipal não tardaria a chegar.
Logo a parceria firmada com a Sesab rende bons frutos, e o órgão libera mais de R$ 1 milhão para Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Em 15 de janeiro, o Prefeito Augusto Castro visita famílias vitimadas pelas chuvas em Itabuna.

A boa notícia relacionada ao transporte público chegou logo no 22º dia de sua gestão. Augusto Castro oficializa contrato emergencial do transporte coletivo em Itabuna, e aproveita para, um dia depois, anunciar a requalificação da Avenida Manoel Chaves
Outra importante ação realizada por funcionários e máquinas da Prefeitura foi o recolhimento de toneladas de lixo no semianel rodoviário e nos entornos do Hospital de Base. Augusto Castro ainda em janeiro, abriu a vacinação de idosos no Abrigo São Francisco em Itabuna, e foi a Salvador, onde em reunião com Paulo Magalhães discutiu medidas de combate à violência com lideranças da Polícia Militar.
Ainda em janeiro, Davidson Magalhães e Augusto Castro reúnem-se para tratar da tão sonhada reforma da Vila Olímpica. Vale reiterar que o esporte é um pilar substancial da educação, e além de cooperar na formação de bons cidadãos, afasta a juventude da criminalidade.
A gestão anterior prometeu essa reforma, mas não cumpriu. A sociedade espera também, que com Augusto na prefeitura e Ricardo Xavier presidindo a Câmara, soluções sejam efetivadas para as condições do estádio Luiz Viana Filho, patrimônio grapiúna. As agremiações profissionais locais têm sido impossibilitadas de disputar certames nos últimos anos em decorrência das condições do Itabunão. Augusto, Ricardo e Alcântara, ligados intrinsicamente ao esporte, sabem bem da importância disso, e esse assunto certamente pautará reuniões futuras.
Por fim, na segunda-feira (04), o Prefeito Augusto Castro apresentou Plano Setorial na abertura do ano Legislativo em Itabuna.

Sejamos genuínos cidadãos

Coisas boas para nossa cidade estão por vir. Como cidadão, faça a sua parte, cuide do lugar onde você vive, não jogue lixo nas ruas, não destrua o meio ambiente, incentive os jovens da sua cidade a praticar o bem, cuide das crianças, cuide dos idosos, invista seu tempo em cultura e aprendizado, exerça os seus direitos com responsabilidade, se proteja nesses tempos de pandemia, enfim... Não adianta criticar ou culpar os políticos se como cidadão você não faz a sua parte.

Itabuna - Foto de Jefferson Teixeira
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário