Por maioria, PT aprova apoio a Baleia Rossi


Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O PT acabou de fechar apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB) à presidência da Câmara.

O Antagonista apurou que o resultado foi apertado: 27 votos a favor do apoio ao emedebista contra 23 favoráveis a uma candidatura de esquerda. Houve ainda uma abstenção.
A decisão do PT deve ser anunciada em breve e abre espaço para que Baleia oficialize sua candidatura ainda nesta semana, antes da série de viagens que pretende fazer para negociar apoio nos estados.A votação apertada reforça a divisão que há no partido. São três grupos: o que apoia a candidatura de Baleia para unificar os partidos de oposição; o que defende uma candidatura de esquerda à presidência da Câmara; e os dissidentes, que apoiam Arthur Lira.
Ainda não está claro, segundo petistas, se os 23 deputados derrotados na votação de hoje votarão em Baleia ou engordarão o grupo dos dissidentes. A votação para a presidência da Câmara é secreta.
Com o apoio a Baleia, o PT deve conquistar o direito à primeira escolha na Mesa Diretora. Como tem a maior bancada, o partido pede “respeito à proporcionalidade” e tenta emplacar um petista na primeira-Vice-Presidência ou na Secretaria-Geral da Mesa.
A decisão da bancada foi tomada após Lula dar “carta branca” aos deputados para decidir quem o PT apoiaria na eleição para a presidência da Câmara.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário