ILHÉUS E ITABUNA TÊM ATOS CONTRA FECHAMENTO DE AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL

Bancários fazem manifestação na agência Gabriela, no Centro de Ilhéus

A manhã de sexta-feira (15) foi de protesto para bancários de Ilhéus e Itabuna. Acompanhados por lideranças sindicais, funcionários do Banco do Brasil (BB) se manifestaram contra o fechamento de unidades e o plano de demissão voluntária, medidas anunciadas pela direção nacional da empresa. A agência itabunense alcançada pela decisão é a Grapiaúna. Ilhéus perde a Gabriela, que funciona no terceiro andar do prédio do BB, no Centro.
“Somos contra a precarização do atendimento e a extinção dos caixas executivos. Parem com o descomissionamento de milhares de funcionários. Defendemos o Banco do Brasil público e o financiamento à agricultura familiar e às micro e pequenas empresas. Somos contra o fechamento das agências”, escreveu Rodrigo Cardoso, presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, nesta sexta, ao compartilhar imagem da manifestação realizada na agência Gabriela. Ontem, ele falou sobre o assunto com o PIMENTA.
Em Itabuna, os bancários protestaram na praça Olinto Leone, no Centro. Para o sindicato que representa a categoria na região, “o desmonte do BB é injustificável”. “O crescimento do banco, em termos normais, foi de 122% no lucro líquido de 2016 a 2019. Também apresentou alta de 22% na receita de tarifas no mesmo período. Apesar disso, o quadro de funcionários é cada vez mais reduzido. Passou de 109.864 para 92.106 entre 2016 até o terceiro trimestre de 2020. Uma redução relativa de 16%. A quantidade de agências também caiu e foi de 5.428 para 4.370. Queda de 19%”, informa nota divulgada hoje pela entidade.
A categoria também se mobilizou em outras cidades do país, inclusive com a paralisação de agências, a exemplo de João Pessoa, capital da Paraíba. A reação contra as medidas anunciadas pelo banco chegou a ameaçar a estadia de André Brandão na presidência da empresa. O ministro Paulo Guedes tenta colocar panos quentes no caso. Hoje, anunciou que deseja realizar uma reunião entre André e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário