Mais de 145 mil eleitores baianos já justificaram ausência pelo e-Título

    Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Até a manhã de segunda-feira (23), 145.422 eleitores baianos já haviam justificado ausência no primeiro turno das Eleições Municipais 2020, através do aplicativo e-Título. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a corte, o montante representa 1,33% dos cidadãos aptos a votar no estado.
Até o momento, com 10.893.320 eleitores, a Bahia fica atrás apenas dos estados do Rio de Janeiro (206.132), Minas Gerais (215.392) e São Paulo (644.851) em número de justificativas enviadas pelo app. Aqueles que não puderam comparecer à seção eleitoral no primeiro turno, no último dia 15 de novembro, e também não conseguiram justificar a ausência, poderão votar normalmente no segundo turno.
Na Bahia, apenas as cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista terão votação no próximo domingo (29). O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação deve justificar sua ausência em até 60 dias após cada turno da votação, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título.
Excepcionalmente, o procedimento também pode ser feito preenchendo um formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa autorizados.
O e-Título – que pode ser baixado pela Google Play ou App Store – oferece serviços como a via digital do título de eleitor, emissão de certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais, bem como consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas, consulta ao local de votação etc.
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário